Se no Clube de Ténis do Estoril Sebastian Baez somou a primeira grande conquista da carreira e Nuno Borges e Francisco Cabral somaram lado a lado o título inédito na semana de estreia no circuito principal, também na outra paragem do ATP Tour houve pretexto para se dar a conhecer um novo campeão: poucos dias depois de completar 19 anos, Holger Rune (70.º) estreou-se no conjunto de campeões ao sair invicto de Munique.
O embate da prova germânica colocou em confronto dois finalistas inéditos no ATP Tour e o sucesso pendeu para o lado do mais jovem: Rune fechou em pleno a semana de sonho e beneficiou da desistência de Botic van Zandschulp (40.º) devido a problemas físicos quando liderava por 4-3. Para trás, o jovem prodígio dinamarquês já havia arredado nomes como Alexander Zverev ou Emil Ruusuvuori.
Holger Rune, que é o segundo mais jovem integrante do top 100 mundial – apenas superado por Carlos Alcaraz com três meses de diferença -, ergue o primeiro troféu no ATP Tour sensivelmente um ano depois de ter sido barrado por Gastão Elias na final do quarto Challenger do Oeiras Open. Agora, garante um novo máximo de carreira e vai fixar-se na 45.ª posição, enquanto o van Zandschulp ascende ao 31.º posto.