ESTORIL — Um dia depois de ter feito a estreia no ATP Tour com um triunfo, Pedro Araújo não esteve longe de conseguir o pleno na fase de qualificação e ficou a um set de distância de concretizar o sonho de apuramento para o quadro principal do Millennium Estoril Open. O lisboeta de 20 anos deu este domingo sérias dores de cabeça a Pablo Cuevas, antigo finalista da prova, mas cedeu ao fim de uma dura batalha por 6-7 (4), 6-3 e 6-1.
Foi Araújo quem primeiro sofreu o break, na fase intermédia do parcial de abertura, mas mais tarde o português conseguiu negar a vitória a Cuevas ao salvar duas oportunidades de fechar o set e levou a decisão a tie-break. Nessa derradeira fase do primeiro parcial, o jovem luso foi mais eficaz que o veterano uruguaio e colocou-se na liderança pela margem mínima.
Mas o natural de Concórdia reagiu a tempo de evitar a surpresa e consequente eliminação e foi de forma autoritária que impôs o seu elevado ritmo, necessário à reviravolta que viria a trilhar. Com duas quebras assinadas e uma perdida restabeleceu a igualdade e, no terceiro set, esteve irredutível e efetuou três breaks que abafaram as aspirações de Pedro Araújo e lhe entregaram o passaporte para o quadro principal.
A derrota na derradeira ronda do qualifying junta Pedro Araújo aos compatriotas afastados na eliminatória de abertura, Gastão Elias, Pedro Sousa e Tiago Cação, e deixa a representação lusa no quadro principal de singulares à responsabilidade de João Sousa e Nuno Borges, dois dos convidados pela organização.
Pablo Cuevas, que em 2019 só se despediu do Millennium Estoril Open ao sair como derrotado na final diante de Stefanos Tsitsipas, volta a inscrever o nome no quadro principal (há três anos também iniciou o percurso no qualifying) ao ser o segundo apurado – horas antes, Hugo Dellien ‘despachou’ o compromisso com Max Purcell ao vencer por 6-1 e 6-2.