ESTORIL — Depois de Pedro Araújo abrir o dia de forma bem positiva para as cores nacionais, Pedro Sousa (295.º) fechou uma programação agridoce para os lusos presentes na primeira ronda da fase de qualificação do Millennium Estoril Open. À semelhança dos compatriotas Gastão Elias e Tiago Cação, também o lisboeta não conseguiu escapar ao bom nível do adversário e sucumbiu diante de Bernabe Zapata Miralles (119.º) por 6-2 e 6-4.
À procura de ganhar ritmo competitivo depois de ter estado longe da competição por mais de sete meses, Sousa chegou ao Clube de Ténis do Estoril com bons indícios apresentados nas últimas semanas na bagagem, mas rapidamente viu fugir a igualdade ao ser quebrado por duas ocasiões. O jogador luso ainda diminuiu o fosso com um break devolvido, mas Zapata Miralles cumpriu a missão de vencer o parcial de abertura sem grandes contratempos.
Aquele que poderia ser o ascendente de Pedro Sousa teve como mote a quebra de serviço conseguida logo a abrir o segundo set, mas o espanhol negou-lhe os planos ao apresentar a outra face da moeda e efetuar dois breaks seguidos. O português ainda ameaçou a conquista do set em questão ao restabelecer a igualdade, mas mais tarde vacilou e deixou escapar a hipótese de ida a terceiro set.
Pedro Araújo é o único nome nacional inscrito na segunda eliminatória do qualifying do Millennium Estoril Open e já tem adversário e horário definidos para lutar pela estreia em quadros principais no ATP Tour: regressa a court a partir do meio-dia deste domingo e enfrenta o uruguaio Pablo Cuevas (105.º).