Eliminado na primeira ronda da variante de singulares, Gonçalo Oliveira (298.º) colocou como único foco a participação no quadro de pares do Challenger de Aguascalientes e garantiu na noite desta sexta-feira o apuramento para a final ao lado do indiano Divij Sharan. O português, que compõe o par terceiro cabeça de série, tem nas mãos a oportunidade de somar o primeiro título da temporada.
Frente ao duo constituído por Andrej Martin e Tristan-Samuel Weissborn, o par luso-indiano não conseguiu impor o estatuto de favorito de forma clara e foi levado a esforços extra para alcançar o triunfo no match tie-break, por 6-4, 6-7 (2) e 10-4, ao cabo de quase duas horas de disputa.
A um passo de se estrear a conquistar troféus em 2022, Gonçalo Oliveira vai ter como derradeiros oponentes Nicolas Barrientos e Miguel-Angel Reyes-Varela, que defendem lado a lado a condição de primeiros pré-designados. Se o português for feliz ao lado de Divij Sharan, soma o 14.º título de campeão – três deles erguidos na temporada passada.