ESTORIL — Horas antes da realização do sorteio para a fase de qualificação do Millennium Estoril Open, Gastão Elias (154.º) e Pedro Sousa (295.º e com ranking protegido de 137.º) garantiram no limite a entrada direta na prova e reforçaram a armada lusa sem recurso a wild cards. Com dois convites à disposição para a etapa prévia, a organização do torneio reforçou a aposta lusa e destinou-os a Pedro Araújo e Tiago Cação.
Foi à tangente que os dois portugueses evitaram a entrada no Clube de Ténis do Estoril mediante o convite da organização e enquanto Elias faz o regresso três anos depois naquela que será a sua quinta participação em seis edições da história do torneio, Sousa faz o pleno ao não falhar qualquer presença.
Embalado pelas duas semanas históricas com os dois títulos Challenger somados no Oeiras Open, Gastão Elias não enfrenta uma tarefa teoricamente fácil e tem encontro marcado na ronda de estreia com o primeiro pré-designado da fase prévia: o boliviano Hugo Dellien (89.º), adversário que derrotou nos dois embates registados entre ambos no circuito secundário.
Caso consiga somar prolongar o historial positivo frente ao sul-americano e some a segunda vitória da carreira no Estoril para rumar à etapa seguinte, o lourinhanense vai jogar por um lugar no quadro principal frente ao vencedor da partida entre o australiano Max Purcell (166.º) e o italiano Marco Cecchinato (108.º).
Também se avizinha um teste de peso para Pedro Sousa, regressado recentemente à competição com indícios favoráveis. O lisboeta, que na edição transata foi travado à primeira na fase de qualificação, procura ir mais longe diante do espanhol Bernabe Zapata Miralles (119.º e sétimo pré-designado).
O natural de Valência conta já neste mês com um triunfo sobre João Sousa, mas diante de Pedro Sousa a história é outra: o português de 33 anos saiu por cima dos dois duelos entre ambos – em Punta del Este (2018) e na Maia (2020) – e caso repita a façanha, pode protagonizar um embate 100% luso em busca do acesso ao quadro principal.
Em cima da mesa está a possibilidade de Pedro Sousa cruzar-se com Tiago Cação na segunda e derradeira eliminatória da fase de qualificação, caso ambos superem os encontros de estreia. O natural de Peniche volta ao maior palco de ténis em solo português após a campanha de estreia em 2018 e desafia o espanhol Carlos Taberner (94.º) quatro anos depois de ter apresentado um bom nível diante de Jaume Munar – porém insuficiente para a surpresa.
Participante inédito no Millennium Estoril Open é Pedro Araújo (656.º), que aos 19 anos prepara o encontro mais importante da carreira que simboliza a sua estreia no ATP Tour. O jogador de Lisboa vai procurar surpreender o italiano Gianluca Mager (111.º e sexto pré-designado) e caso o resultado seja positivo às cores nacionais, colide posteriormente com Pablo Cuevas (105.º) ou Liam Broady (138.º).
Millennium-Estoril-Open-2022-qualifying