Um dia depois de ter somado a primeira vitória da temporada e colocado termo ao registo negativo no circuito profissional, Ana Filipa Santos (1327.º) foi incapaz de prolongar a campanha no ITF de 15.000 dólares de Piracicaba, no Brasil, e viu-se afastada do quadro de singulares da competição.
A portuguesa de 26 anos não encontrou argumentos suficientes para dar a volta ao estatuto de oitava cabeça de série da oponente Sabastiani Leon (1031.º) e ficou longe de vencer qualquer um dos parciais: num encontro de sentido único para o lado da norte-americana, a mais cotada triunfou pelos parciais de 6-1 e 6-2.
Concluído o percurso na variante e antes de rumar a São Paulo para atuar num novo evento da mesma categoria, Ana Filipa Santos tem ainda em aberta a participação na competição de pares em Piracicaba. Volta a unir esta noite forças com Jade Bornay e o par luso-gaulês discute o acesso às meias-finais com o duo composto por Martina Capurro Taborda e Fernanda Labrana, primeiro favorito ao título.