Uma semana depois de Nuno Borges e Francisco Cabral terem sido os primeiros laureados com um convite para unirem forças no quadro de pares do Millennium Estoril Open, o compatriota João Sousa voltou a ser contemplado: dotado de wild card para atuar na competição de singulares, o número um nacional vai participar em dose dupla e alia-se a Pablo Cuevas através do estatuto de convidados.
A parceria luso-uruguaia aumenta a representação nacional no Clube de Ténis do Estoril e recebe o segundo e último convite destinado ao quadro de pares, num momento em que Sousa e Cuevas aguardavam o acesso direto com o estatuto de 10.º par alternate. Já na variante de pares, João Sousa pode ainda prescindir do wild card caso se registem mais cinco desistências.
João Sousa, que dentro de dias vai fazer a estreia na variante de pares em 2022, participou em ambos os quadros do Millennium Estoril Open em todas as seis edições anteriores: uniu-se a Gastão Elias em 2015 e 2016 e cedeu na estreia com Kyle Edmund no ano seguinte. Em 2018 alcançou as meias-finais ao lado de Leonardo Mayer, o mesmo parceiro com quem participou na edição seguinte. Já na edição transata, formou parceria com Cameron Norrie, que se viria a sagrar finalista vencido em singulares.