OEIRAS — As espanholas Jessicas Bouzas e Guiomar Maristany estrearam-se lado a lado na terra batida do Clube Escola de Ténis de Oeiras (CETO) e só pararam com os troféus de campeãs nas mãos, após derrotarem as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge por 3-6, 6-4 e 10-8. Como admitiram sem rodeios, a campanha deixou-as surpreendidas e permitiu prolongar ao máximo mais uma estadia de boas recordações em Portugal, em que se fizeram acompanhar por duas referências do ténis espanhol.
“Acho que falo pelas duas quando digo que não esperávamos isto. Foi a primeira vez que jogámos juntas e correu muito bem, por isso estamos muito contentes”, revelou Bouzas após levantar o primeiro troféu de pares no circuito internacional.
Maristany é mais experiente e até um título de singulares já tinha ganho em Portugal (quando derrotou a amiga Eva Guerrero no ITF de 25.000 dólares de Palmela, em 2019), mas também ficou admirada. “Para primeira vez correu mesmo muito bem. Também nos demos super bem, o que é importante, por isso tenho a certeza de que vamos voltar a jogar juntas“, considerou, antes de apontar aquela que considerou ter sido a chave da reviravolta frente à dupla portuguesa: “O que tentámos fazer foi aguentar, porque elas estavam a jogar muito bem, mas acreditávamos que nalgum momento iriam baixar o nível. Tentámos até ao fim e foi esse o segredo.”
No “banco” ao longo da semana esteve Lourdes Domínguez Lino, ex-top 40 WTA (em 2006) que ao longo da carreira conquistou dois títulos de singulares ao mais alto nível e foi vice-campeã de pares do antigo Estoril Open, em 2007. Agora com 41 anos, a ex-tenista acompanha Guiomar Maristany há cerca de quatro anos, enquanto Jessica Bouzas tem como treinadora Anabel Medina Garrigues, que chegou a número 16 do mundo (em 2009), conquistou 11 títulos em singulares — entre eles o Estoril Open de 2011 — e 28 de pares, um deles no Porto Open de 2001 e outro no Estoril Open de 2010. Atual selecionadora da Espanha na Billie Jean King Cup, não pôde estar presente esta semana, mas marcou presença no Jamor durante o Oeiras Ladies Open.