OEIRAS – Katharina Gerlach (223 do ranking WTA), Diana Shnaider (693.ª), Martina Di Giuseppe (286.ª) e Giulia Gatto-Monticone (289.ª) garantiram as quatro vagas nas meias-finais do Magnesium-K Active Ladies Open e neste sábado vão discutir o acesso à grande final.
As meias-finais vão contar com três das cabeças de série. A mais cotada das protagonistas é Katharina Gerlach, terceira cabeça de série, que inaugurou a jornada a derrotar a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (327.ª) em duas partidas, com 6-1 e 6-4. Com um ténis muito variado, com muitas mudanças de ritmo, a jogadora de 24 ‘partiu a mão’ à opositora, que tem pancadas mais rápidas e chapadas.
A alemã vai agora defrontar Diana Shnaider. Com 18 anos e ainda com muitas ambições no circuito mundial de juniores (depois de dois títulos do Grand Slam em pares, em Wimbledon e no Open da Austrália, quer aproveitar o derradeiro ano para conquistar o primeiro troféu em singulares), mas bem cotada hierarquia mundial, a jovem colocou um travão na participação da qualifier Lucia Cortez Llorca (757.ª) ao triunfar por 6-4 e 6-1. A atual número cinco de juniores tem deslumbrado os presentes no Clube Escola de Ténis de Oeiras com a sua personalidade irrequieta e o ténis ofensivo, com base numa direita de canhota que tem dado muito trabalho às adversárias (ainda não perdeu sets, tal como Gerlach).
A segunda meia-final será discutida em italiano: Giulia Gatto-Monticone, quarta cabeça de série, sobreviveu a uma longa batalha com Iryna Shymanovich (271.ª e quinta favorita) para triunfar por 6-4, 6-7(0) e 6-4 numa batalha de 2h46 com várias mudanças de ascendente dentro do duelo, mas onde a vencedora podia ter triunfado mais facilmente; Martina Di Giuseppe (286.ª e sétima pré-designada) também precisou de três partidas para seguir em frente, derrotando Yuliya Hatouka (215.ª WTA e segunda cabeça de série) por 6-4, 2-6 e 6-2 em 2h24, fazendo uso de muitos amorties e slices para contrariar o ténis rápido e agressivo do outro lado da rede. Parceiras de pares no CETO, só uma das experientes transalpinas pode marcar presença no encontro decisivo da competição.
As meias-finais iniciam-se às 11h deste sábado e têm entrada livre ao público.