OEIRAS – Pela primeira vez a medirem forças no circuito internacional, Francisca Jorge levou a melhor sobre a irmã mais nova para seguir em frente no Magnesium-K Active Ladies Open. A maior experiência e o facto de lidar melhor com as emoções de defrontar alguém de quem se gosta muito foram a chave para a pentacampeã nacional.
“Jogar contra a Matilde nunca é fácil porque é minha irmã. Há sempre aquele lado emocional. Mas hoje estive bastante bem. Entrei bastante tranquila, estava preparada para jogar contra a Matilde, independentemente de ela ser minha irmã. Estava preparada para a luta. Sentia-me superior e acho que marquei a minha posição desde o início e isso foi bastante importante”, afirmou a número um nacional pouco tempo depois de vencer por 6-0 e 6-2. Um resultado, ainda assim, que não mostra o “equilíbrio”, sobretudo no segundo parcial, onde Matilde Jorge desperdiçou várias oportunidades de break.
Mais rodada a nível internacional e mais madura, a atual 351 do ranking WTA, melhor da carreira, ficou orgulhosa da sua gestão das emoções. “Sou mais velha e tenho mais experiência. Sempre lidei com as coisas de forma mais serena e isso também é transportado para aqui. Sabia o que tinha de fazer e preparei-me para jogar contra ela. Pensei mais no que tinha de fazer do que na adversária que tinha pela frente e, da minha parte, isso resultou bastante bem. Estava preparada mentalmente”.