OEIRAS — Era assunto de brincadeira ocasional entre ambas e esta segunda-feira confirmou-se: as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge vão defrontar-se pela primeira vez em encontros do circuito internacional na primeira ronda do quadro principal de singulares do Magnesium-K Active Ladies Open, torneio internacional de 25.000 dólares organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e o Clube Escola de Ténis de Oeiras (CETO).
Número 351 do ranking WTA (alcançou esta segunda-feira a melhor classificação da carreira), Francisca Jorge, de 21 anos, foi a única tenista portuguesa a ter entrada direta no torneio, enquanto Matilde Jorge, de 18 anos, recebeu um dos quatro wild cards disponíveis.
As duas irmãs vimaranenses já estiveram frente-a-frente em várias ocasiões, mas sempre no circuito nacional, inclusive nas finais de 2019 e 2021 do Campeonato Nacional Absoluto, ganhas pela mais velha.
Também no quadro principal, Sara Lança (1194.ª WTA) — a única portuguesa a ultrapassar a fase de qualificação, com uma vitória por 6-0 e 6-1 sobre a luso-suíça Milla Sequeira — vai desafiar Miriam Bianca Bulgaru (433.ª). Se surpreender a romena, poderá ter pela frente a australiana Ellen Perez (200.ª WTA), primeira cabeça de série que é treinada pela portuguesa Maria João Koehler.
Inês Murta (788.ª) e Ana Filipa Santos (1267.ª), as restantes portuguesas convidadas para o quadro principal, terão pela frente cabeças de série, respetivamente a oitava, Jessica Bouzas Maneiro (330.ª), e a sétima, Martina Di Giuseppe (289.ª).
Quadro de singulares:
Magnesium-K-Active-Ladies-Open-singularesQuadro de pares:
Magnesium-K-Active-Ladies-Open-pares