OEIRAS – O checo Zdenek Kolar (150.º do ranking ATP) está nas meias-finais do Oeiras Open 2 depois de bater o búlgaro Dimitar Kuzmanov (208.º) por 6-1, 0-6 e 7-6(6) e pode agora reencontrar Gastão Elias, caso o português derrote o húngaro Zsombor Piros.
Após dois parciais de sentido único para cada um dos lados (Kuzmanov passou a colocar bolas mais profundas para impedir o jogo mais criativo e ofensivo de Kolar), tudo se resumiu a um tie-break final, mesmo que o checo tenha servido para o triunfo a 5-4. Na decisão, Kolar fechou ao terceiro ponto de encontro depois de um erro de direita de Kuzmanov, que até então estava mais forte nos pontos de verdadeira pressão.
O maior risco de Kolar – com até muitas subidas à rede – acabou por dar frutos e agora nas meias-finais deste sábado pode medir de novo forças com Gastão Elias. Há um ano, no Oeiras Open 1, o checo de 25 anos conquistou o primeiro título Challenger na carreira ao derrotar Elias na final por 6-4 e 7-5.
Entretanto ficou definido o outro elenco da semifinal do Oeiras Open 2. Jozef Kovalik, 181º do ranking ATP e campeão do Maia Open em 2019, o quinto e derradeiro troféu na categoria para o eslovaco, bateu o checo Lukas Rosol (272.º e antigo 37) por 7-6(6) e 6-2. O sétimo cabeça de série defronta agora Alessandro Giannessi (sexto), depois do italiano (178.º, ex-84) ultrapassar o quarto pré-designado australiano Christopher O’Connell (153.º) com duplo 6-4.