OEIRAS – Kristina Mladenovic (99.ª) era uma das figuras de peso do Oeiras Ladies Open e defendia o estatuto de quinto pré-designada, mas problemas físicos vieram encurtar a passagem da francesa pelo ITF W80 português. A antiga número 10 mundial não resistiu a mazelas sentidas no ombro direito e foi forçada a desistir da prova a meio do encontro de estreia com a alemã Anna-Lena Friedsam (190.ª).
Ainda sem ter vencido qualquer vitória na presente temporada – registava seis desaires consecutivos desde dezembro -, Mladenovic foi incapaz de inverter a tendência negativa e a campanha no Complexo de Ténis do Jamor foi sol de pouca dura: após sucumbir a um primeiro set balanceado, por 4-6, a gaulesa anunciou a a desistência devido aos contratempos físicos.
Enquanto Friedsam confronta na próxima ronda a italiana Elisabetta Cocciaretto (233.ª), Kristina Mladenovic dá por terminado o percurso em Oeiras. A antiga quarto-finalista de Roland-Garros (2017) e do US Open (2015) e campeã de um título WTA prescinde também do compromisso da variante de pares, onde planeava unir forças com a compatriota Diane Parry (98.ª), responsável pela eliminação de Matilde Jorge.