OEIRAS — O nível médio das jogadoras inscritas (entre elas sete do top 100 WTA) no torneio fazia antever dificuldades, mas as três tenistas portuguesas que inauguraram a ação no qualifying do Oeiras Ladies Open deixaram boas indicações, apesar dos desaires na primeira ronda.
Logo pela manhã, a campeã nacional absoluta de sub 14, Angelina Voloshchuk, perdeu por 6-0 e 6-1 para a espanhola Yvonne Cavalle-Reimers (número 291 WTA) num encontro em que esteve perto de vencer mais jogos nas vantagens, mas não conseguiu capitalizar as oportunidades.
Depois, a campeã nacional de sub 16, Maria Garcia, exibiu-se a um bom nível e depois de abrir o encontro com 5-2 chegou a dispôr de um set point frente à alemã Nastasja Mariana Schunk (243.ª), que deu a volta para triunfar por 7-5 e 6-2.
Mais perto ainda de conseguir uma vitória ficou Inês Murta. A algarvia, 792.ª classificada na hierarquia mundial, começou bem, mas perdeu nos detalhes — e no match tie-break decisivo — para a alemã Katharina Gerlach (221.ª), que venceu por 5-7, 6-2 e 10-4 após 2h33 de uma equilibrada batalha.
Ainda este domingo vão a jogo na fase de qualificação do Oeiras Ladies Open as portuguesas Sara Lança, Sofia Pinto e Carolina Azadinho.
Notícia atualizada às 15h48.