OEIRAS – Nuno Borges (150.º ATP) não conseguiu atingir a final do Oeiras Open e juntar-se ao também português Gastão Elias no encontro decisivo, após perder frente ao croata Nino Serdarusic (207.º) por 6-2 e 6-3.
Provavelmente a acusar o longo desgaste de sexta-feira, onde disputou as meias-finais de pares e a titânica batalha de 3h18 frente a Thiago Monteiro -, o número dois nacional, mesmo apesar do break madrugador, não pareceu nas melhores condições para contrariar a agressividade e potência de jogo de Serdarusic, que também precisou de um embate comprido no dia anterior, mas beneficiou do facto de ter terminado o compromisso dos quartos de final bem mais cedo.
O croata – 192 da classificação mundial em 2018 – foi capaz de impor o seu jogo e colocar Borges em posições defensivas, além de ter feito mossa no serviço do maiato em cinco ocasiões. No próprio golpe de saída, Nino Serdarusic impressionou novamente quando colocou a primeira bola em jogo, só cedendo 10 pontos.
Apurado para a quarta final da carreira no ATP Challenger Tour, o tenista de 25 anos vai tentar erguer o primeiro troféu da categoria face a Gastão Elias. Será o terceiro duelo entre ambos, com os dois anteriores, ambos em quartos de final, a serem repartidos quanto ao vencedor. O atual número três nacional saiu por cima em 2019, em Orlando (hard court), enquanto Serdarusic impôs-se em Verona (terra batida), na temporada passada, por 4-6, 6-3 e 6-0.
A final está marcada para este domingo às 11h em pleno Court Central do Jamor.