OEIRAS — Pedro Sousa (atual 268.º do ranking ATP) despediu-se esta quinta-feira do Oeiras Open, o torneio que marcou o seu regresso ao circuito após sete meses de ausência, ao ser eliminado na segunda ronda do quadro principal de singulares.
Depois da vitória in extremis do amigo Gastão Elias, o lisboeta de 33 anos anos procurava tornar-se no terceiro português a alcançar os quartos de final da competição (Nuno Borges também venceu, mas na véspera), só que o croata Nino Serdarusic (207.º) sorriu por último ao triunfar com os parciais de 7-6(3) e 6-2.
Disputado em condições agrestes, o duelo desta quinta-feira começou de forma autoritária por parte dos servidores, até que ao sétimo jogo Pedro Sousa conseguiu o primeiro break do encontro para se adiantar no marcador. Mas quando chegou a hora de servir para vencer a primeira partida o jogador da casa não conseguiu segurar o “saque”, foi quebrado e teve de forçar um tie-break, no qual Serdarusic se adiantou rapidamente.
No segundo parcial voltou a ser o português quem ameaçou primeiro a quebra de serviço, mas o jovem croata soube resistir quer no primeiro, quer no sexto jogo e não perdoou nos jogos de serviço de Pedro Sousa, que cometeu mais erros não forçados.
Terminada a participação no primeiro torneio desde o qualifying do US Open, em agosto de 2021, Pedro Sousa aponta ao segundo Oeiras Open, que começa no domingo e no qual voltará a disputar diretamente o quadro principal.