OEIRAS – Gastão Elias (198º ATP) garantiu uma vitória muito saborosa face ao italiano Andrea Vavassori (259º) com os parciais de 6-4, 4-6 e 7-6(6) para conseguir o primeiro apuramento da temporada para os quartos de final, um ano depois de ter iniciado a recuperação também no Oeiras Open, no Jamor.
No Court Central no Jamor bem vestido para apoiar o número três nacional, Elias pareceu melhor fisicamente do que no último embate e precisou de 2h40 para derrotar Vavassori, que apesar de nunca ter entrado nos 250 melhores do ranking ATP em singulares é top 100 na variante de pares (76º). Fruto dessas qualidades nos pares, o italiano mostrou várias soluções pouco usuais: muitos slices, subia à rede sempre que possível e dava pouco ritmo ao português, tudo sempre alicerçado num excelente serviço.
Ainda assim, o tenista da Lourinhã dominou o encontro na totalidade (sem sequer enfrentar perigo no serviço) até aos primeiros jogos do segundo parcial. Nesse momento a chuva caiu com mais intensidade, não forçou a paragem do embate mais do que uns instantes, mas quebrou o élan de Elias. O duelo mudou quanto ao dominador e foi naturalmente que se foi para um set decisivo.
No parcial de todas as decisões, o antigo 57 do mundo foi o que mais perto esteve de fazer mossa no serviço contrário, mas tudo caiu para o tie-break final: Gastão Elias liderou por 3-0, 4-2 e 5-4 com serviço, viu o transalpino igualar tudo a cinco, mas sacou dois coelhos da cartola para carimbar o triunfo. Primeiro, para conquistar o segundo match point, encontrou uma das melhores esquerdas do embate para um passing shot de levantar o público presente; no ponto final, respondeu ao amortie do opositor com um contra amortie difícil de esquerda cruzada, finalizado com um volei. Bola para as nuvens na celebração de uma vitória difícil e, por isso, certamente importante.
Mais um bom duelo neste Oeiras Open – o português pelo caminho até amealhou dois pontos com tweeners pelo meio – e Elias segue, assim, para o primeiro encontro em quartos de final na presente temporada e último desde a Maia, em Dezembro (na altura desistiu antes do duelo), um ano depois de ter alcançado, neste mesmo palco, quatro resultados essenciais para a sua recuperação no ranking ATP após a lesão no cotovelo. Na altura atingiu uma final, uma meia-final, uns quartos de final no torneio de 125 mil dólares e o oitavo título na categoria para fechar o ciclo.
Na fase dos oito melhores tenistas da prova terá pela frente o checo Vit Kopriva, sétimo cabeça de série, que de manhã se desenvencilhou do qualifier italiano Luciano Darderi por 6-3 e 6-2.