OEIRAS — O português Illia Stoliar (1766.º classificado no ranking mundial) recebeu um dos quatro wild cards disponíveis e vai estrear-se em torneios do ATP Challenger Tour no Oeiras Open 1, que começa este domingo no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, com cinco jogadores lusos em ação.
Aos 22 anos, o tenista português nascido em Nova Kakhovka, na Ucrânia, que ainda em outubro conquistou o primeiro ponto ATP da carreira, disputará o primeiro encontro da carreira a este nível frente ao italiano Francesco Forti, número 314 mundial e terceiro pré-designado.
Os restantes convites foram entregues a Francisco Cabral (963.º em singulares e 135.º em pares), Miguel Gomes (2141.º) — em destaque esta semana ao garantir o segundo ponto ATP da carreira no ITF da Quinta do Lago, no Algarve — e Jaime Faria (1734.º). Luís Faria (725.º) conseguiu ter entrada direta na fase de qualificação como alternate devido às habituais movimentações de última hora.
Estes cinco tenistas portugueses vão procurar, a partir das 10h30 de domingo, juntar-se aos compatriotas Nuno Borges (150.º), Gastão Elias (198.º), Pedro Sousa (268.º), João Domingues (287.º), Tiago Cação (498.º) e Pedro Araújo (708.º) — os últimos três eleitos pela organização para receberem os wild cards disponíveis — no quadro principal de singulares, que tem como primeiro cabeça de série o francês Benoit Paire, para além de um duelo 100% luso logo na primeira ronda.
Oeiras-Open-1-qualifying