Gonçalo Falcão e Filipe Krohn da Silva abriram o registo de vitórias portuguesas no ITF de 25.000 dólares da Quinta do Lago e foram os tenistas da casa a vencer no primeiro dia de fase de qualificação da prova algarvia. Enquanto o primeiro saiu por cima de um duelo luso, o segundo português somou a primeira vitória da carreira no ITF World Tennis Tour.
Favorito a vencer o confronto com André Amaro e quinto melhor cotado da fase prévia, Gonçalo Falcão não teve grandes dificuldades em fazer jus ao seu experiente estatuto e afastou o jovem compatriota com os claros parciais de 6-1 e 6-1. A dois passos do quadro principal, vai enfrentar na próxima ronda o checo Jan Jermar.
Já Filipe Krohn da Silva, que aos 18 anos viveu um dia histórico ao anotar o primeiro triunfo profissional, levou a melhor diante de outra figura nacional: William Binnie. O natural da cidade do Porto superiorizou-se a um primeiro parcial mais bem disputado para fixar o êxito no resultado de 7-5 e 6-3.
Desfecho inverso tiveram outros três portugueses que concluíram as prestações este domingo: Tiago Sousa foi o primeiro a ir a jogo no court principal mas cedeu diante do primeiro melhor cotado do qualifying, Joshua Paris, por 6-3 e 6-3. Também Valentin de Carvalho não foi além da estreia, ao ser travado por Drew Van Orderlain, com 6-1 e 6-2, e André Stewart foi forçado a desistir quando estava em desvantagem, por 6-2 e 1-0, diante de Sid Donarski.