LOULÉ — Depois de dois dias marcados pelo mau tempo, as condições meteorológicas deram tréguas a meio da tarde desta quarta-feira e permitiram a realização da segunda de três rondas do qualifying do Loulé Open, torneio internacional de 25.000 dólares que o Clube de Ténis de Loulé organiza com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis. Afonso Portugal, Gonçalo Falcão e Ricardo Batista não conseguiram alcançar a ronda de acesso, pelo que Tiago Cação, Luís Faria, Pedro Araújo e Fábio Coelho serão os únicos representantes lusos em ação no quadro principal.
O primeiro a entrar em ação foi Gonçalo Falcão (1415.º classificado no ranking ATP e 15.º cabeça de série do qualifying), que foi também quem mais perto ficou de vencer: o português de 34 anos perdeu por 7-6, 3-6 e 10-7 para o espanhol Mike Martínez (sem classificação).
Depois, Ricardo Batista cedeu por 6-1 e 6-2 para o primeiro favorito, Alberto Barroso Campos (596.º), e já a fechar o dia, num duelo que terminou perto das 22h30, Afonso Portugal ofereceu resistência, mas não conseguiu contrariar o favoritismo do britânico Joshua Paris (1097.º), que triunfou com os parciais de 7-5 e 6-3.
Com estes resultados, Portugal não estará representado por nenhum jogador na terceira e última ronda do qualifying, que marca o arranque (10h) da jornada de quinta-feira no Clube de Ténis de Loulé. No entanto, serão quatro os tenistas portugueses a ir a jogo mais tarde, com o começo do quadro principal: Tiago Cação defronta Alejandro Moro Canas, Pedro Araújo mede forças com Viktor Durasovic e Luís Faria e Fábio Coelho terão de aguardar pela conclusão da fase de qualificação para conhecerem os primeiros adversários.
Se as condições meteorológicas o permitirem, todos os encontros da primeira ronda do quadro principal de singulares serão disputados esta quinta-feira.