Coroado o campeão em Vale do Lobo, o ITF World Tennis Tour rumou a Faro e cinco foram as figuras nacionais a ultrapassar a primeira eliminatória da fase de qualificação na jornada deste domingo. Fábio Coelho confirmou o estatuto de oitavo pré-designado e aproximou-se do quadro principal, tendo os compatriotas Illia Stoliar, Afonso Portugal, Jaime Faria e Miguel Simão seguido o mesmo caminho vitorioso.
Fábio Coelho foi o primeiro a selar o triunfo e conseguiu-o de forma bem autoritária, ao anotar os claros 6-1 e 6-2 ao compatriota Tiago Pereira. O jovem portuense discute o acesso à ultima ronda do qualifying com outra figura da casa: Afonso Portugal, responsável pela eliminação do chinês Bingyu Yu, por 2-6, 6-4 e 10-4.
Ainda pela manhã Illia Stoliar teve a oportunidade de inserir o terceiro nome nacional na segunda ronda do qualifying, ao superiorizar-se diante do espanhol Rafael Mazon-Hernandez pelos parciais de 6-1 e 7-5. Procura o acesso à próxima etapa perante o austríaco Peter Goldsteiner, que defende o estatuto de décimo cabeça de série da fase prévia.
Jaime Faria ligou o turbo e não perdeu tempo a estrear-se em grande, ao vencer pelos demolidores 6-0 e 6-2 sobre o norte-americano Constantinos Papavasiliou; enquanto o compatriota Miguel Simão saiu por cima de uma contenda 100% lusa para bater Bernardo Balancho no limite, por 5-7, 7-6 (6) e 10-6.