VALE DO LOBO — Gonçalo Oliveira (266.º do ranking ATP) confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série e entrou a ganhar no quadro principal de singulares do Vale do Lobo International Open, juntando-se a Henrique Rocha num encontro que garantirá a presença de pelo menos um jogador português na segunda eliminatória.
A disputar o terceiro torneio da temporada, segundo no circuito ITF, o tenista português de 27 anos registou a primeira vitória de 2022 ao vencer o qualifier chileno Diego Fernandez Flores (833.º) por 6-3, 3-6 e 7-5 depois de 2h07.
Longe da sua melhor forma, Oliveira perdeu o controlo do encontro na segunda partida e ficou entre a espada e a parede quando um point penalty (por abuso de bola) o colocou a perder por um break, 2-4, no parcial decisivo. Mas uma vez em dificuldades recompôs-se, voltou a pressionar o serviço de Fernandez Flores e foi recompensado com uma quebra no derradeiro jogo.
Apurado para a segunda ronda, Gonçalo Oliveira vai medir forças com o também português Henrique Rocha, que minutos antes conquistou o terceiro ponto ATP da carreira. Desta forma fica desde já garantida a presença de pelo menos um jogador “da casa” nos quartos de final do Vale do Lobo International Open, que este ano volta a distribuir 25.000 dólares em prémios monetários.