Francisco Cabral estreou-se com uma vitória ao lado do alemão Peter Heller no quadro principal de pares do Vale do Lobo International Open, torneio em que a dupla luso-alemã defende o estatuto de primeira cabeça de série. Foi o único português a seguir em frente.
Atual número 141 mundial da variante, Francisco Cabral alinhou pela primeira vez ao lado de Peter Heller (376.º) e os dois derrotaram os espanhóis Alejandro Moro Canas e Carlos Sanchez Jover por 6-2 e 7-6(5) para seguirem para os quartos de final.
Esta foi, de resto, a única vitória de um português na variante de pares. Nos restantes encontros, Gonçalo Falcão/Fábio Coelho (quartos cabeças de série) perderam por 7-6(3) e 6-2 para Scott Duncan/Dominik Kellovsky, Miguel Gomes/Henrique Rocha por 6-3 e 6-3 para Sandro Ehrat/Edan Leshem, Jaime Faria/Luís Faria por 6-4, 6-7(6) e 10-8 para Franco Emanuel Egea/Simon Freund (os próximos adversários de Cabral/Heller), Afonso Portugal/Bernardo Teixeira por 6-3 e 7-5 para Diego Fernandez Flores/Adria Soriano Barrera e Tiago Cação com o britânico Billy Harris por 6-4 e 7-5 para Zvonimir Babic e Alexander Donski, terceiros favoritos.
De resto, na jornada de singulares Luís Faria registou a terceira vitória da semana e selou o apuramento para o quadro principal, no qual vai juntar-se a cinco compatriotas.