Dois anos depois de ter registado a primeira vitória da carreira em torneios do circuito principal no ATP 500 do Rio de Janeiro, aos 16 anos, Carlos Alcaraz fez história ao conquistar o maior torneio da América do Sul e assegurou a entrada no top 20 do ranking mundial.
Aos 18 anos e 9 meses, o tenista de Múrcia completou um fim de semana de sonho com uma vitória autoritária sobre Diego Schwartzman para conquistar o segundo (e mais importante) título da carreira no circuito principal e assim superou o registo do compatriota Rafael Nadal, que tinha 18 anos e 10 meses quando assegurou a estreia entre os 20 melhores classificados da elite do ténis masculino e era, até agora, o mais novo a fazê-lo entre os tenistas no ativo.
Mais: Alcaraz tornou-se mesmo no quarto mais novo da história a chegar pela primeira vez ao top 20 ATP desde que o ranking foi inaugurado, em 1990.
À frente do jovem espanhol mantém-se apenas os registos de Michael Chang (17 anos e 9 meses), Andrei Medvedev (18 anos e 5 meses) e Pete Sampras (18 anos e 6 meses).