Sara Lança e Sana Garakani a um passo do quadro principal no segundo ITF do Porto

Miguel Pinto

Sara Lança (1183.ª classificada no ranking WTA) e Sana Garakani (sem ranking profissional) carimbaram as únicas vitórias portuguesas da jornada inaugural do segundo ITF de 25.000 dólares nos courts cobertos do Complexo de Ténis do Monte Aventino, no Porto. Horas antes, a austríaca Julia Grabher sagrou-se campeã do primeiro torneio.

A defender o estatuto de 15.ª cabeça de série, Sara Lança conseguiu entrar com o pé direito na fase de qualificação ao aplicar os parciais de 7-5 e 6-1 à britânica Sashi Kempster, que vive e treina em Portugal, enquanto a luso-iraniana Sana Garakani liderava por 1-0 no primeiro set quando Inês Murta — que na semana passada ultrapassou o qualifying — desistiu devido a um torcicolo.

Nos restantes encontros, desaires para três tenistas portuguesas que ainda dão os primeiros passos no circuito internacional: Sofia Pinto, vice-campeã nacional de sub 18 em 2019, perdeu por 6-2 e 6-0 com a francesa Victoria Munteanu (669.ª WTA); Analu Freitas, que este ano alcançou as meias-finais de singulares nos campeonatos nacionais de sub 16 e sub 18 depois de começar as respetivas semanas no qualifying, cedeu por 6-1 e 6-o para a eslovena Veronika Erjavec (652.ª), que já a tinha derrotado na semana anterior; e Lena Couto, campeã nacional de sub 14 em 2019 e 2020 e vice-campeã em 2021, perdeu por 6-1 e 6-o com a italiana Federica Rossi (640.ª).

Na ronda de acesso ao quadro principal, onde já estão Matilde Jorge e Elizabet Hamaliy, por intermédio de wild cards, Sara Lança e Sana Garakani vão defrontar, respetivamente, Lucia Cortez Llorca e Tatiana Pieri.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share