O arranque da disputa do quadro principal do primeiro ITF de 25.000 dólares do Porto não foi favorável às cores nacionais e as três portuguesas a atearem esta terça-feira concluíram as respetivas campanhas com desaires na eliminatória inaugural.
Elizabet Hamaliy foi a primeira das portuguesas a ir a jogo através de wild card, mas nunca esteve numa posição de discutir o rumo do encontro frente à eslovena Veronika Erjavec (652.ª), que de forma relativamente acessível anotou os claros parciais de 6-2 e 6-2.
Seguiu-se a prestação de Matilde Jorge, outra das convidadas da organização, que esteve à beira de protagonizar uma grande surpresa. A jovem vimaranense venceu o primeiro parcial diante da quarta cabeça de série Valentini Grammatikopoulou (191.ª) e esteve a cinco pontos do triunfo, mas faltou-lhe eficácia nos momentos decisivos e no final veio a ceder por 5-7, 7-5 e 6-0.
Por último, Inês Murta não soube prolongar o registo vitorioso da fase de qualificação e não foi além da estreia no quadro principal. A algarvia exibiu-se a bom nível perante a terceira melhor cotada em prova, Mirjam Bjorklund (190.ª), mas não escapou da derrota por 6-3 e 6-3.
Esta quarta-feira, vão a jogo as outras duas figuras nacionais ainda em ação: Sofia Pinto e Maria Garcia fazem as estreias frente a, respetivamente, Angela Fita Boluda (416.ª) e Julia Grabher (172.ª e primeira pré-designada).