Igor Marcondes, recém-campeão de dois Challengers, afasta-se do circuito para se defender de possível violação antidoping

Igor Marcondes, tenista brasileiro que esteve em destaque nos últimos meses ao conquistar os dois primeiros títulos da carreira no circuito Challenger (um na reta final de 2021, outro já em 2022) e estrear-se no top 300 mundial de singulares, anunciou esta quinta-feira que vai afastar-se do circuito para se defender após ter sido notificado pela Federação Internacional de Ténis (ITF) de uma possível violação ao programa de antidoping do ténis.

O anúncio foi feito pelo próprio tenista no Instagram. Na rede social, o brasileiro de 24 anos após a conquista do Challenger de Blumenau, em janeiro, foi informado pela ITF de que “havia cometido uma potencial violação ao programa de antidoping por problemas decorrentes da minha localização em três situações no ano de 2021.”

De acordo com os regulamentos da Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA), os jogadores são obrigados a informar as autoridades da sua localização atual para que possam ser realizados testes-surpresa dentro e fora de competição. Se um atleta não for encontrado em três ocasiões diferentes ao longo de um período de 12 meses, essas violações constituirão uma quebra dos regulamentos e resultarão na notificação e sujeição a uma suspensão — tal como acontece agora a Marcondes.

No caso do tenista brasileiro, a situação agrava-se pelo facto do jogador natural de Caraguatatuba já ter sido suspenso durante nove meses por doping após ter sido detetada a substância hidroclorotiazida num exame de controlo realizado em solo português, em junho de 2018.

“Por se tratar de um assunto delicado e importante, decidi procurar ajuda profissional e me afastar temporariamente do circuito internacional para me dedicar à defesa da melhor maneira possível perante à ITF”, acrescentou o atual número 272 do ranking mundial.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share