Roger Federer e Rafael Nadal foram esta quinta-feira anunciados pela organização da Laver Cup para a edição de 2022, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro na O2 Arena de Londres, Inglaterra.
Esta será a quinta edição da Laver Cup e a terceira a contar com Federer e Nadal em simultâneo na Equipa Europa.
Em 2017, as imagens dos dois arquirrivais-tornados-colegas-de-equipa a jogarem (e a celebrarem) um encontro de pares lado a lado correram o mundo, enquanto em 2019 Federer e Nadal voltaram a partilhar a presença na equipa, mas não alinharam lado a lado (cada um disputou um encontro de pares com Stefanos Tsitsipas e o suíço jogou ainda ao lado de Alexander Zverev).
Para 2022, parece faltar apenas o “sim” do capitão de equipa, Bjorn Borg, guardado para um anúncio futuro que permita à Laver Cup ter mais um momento de comunicação, uma vez que quer Federer, quer Nadal deixaram claro nas primeiras declarações que pretendem voltar a jogar lado a lado.
“O Rafa é uma pessoa incrível e uma inspiração para mim e para muitas outras pessoas pelo mundo fora. Depois da Laver Cup em Boston no último ano enviou-me uma mensagem a sugerir que jogássemos pares em Londres e eu estou definitivamente pronto para um regresso do ‘Fedal’ na Laver Cup”, afirmou Federer, citado pelo comunicado oficial.
“Sugeri ao Roger que jogássemos pares em Londres e ele parece interessado em fazê-lo, por isso agora só temos de persuadir o nosso capitão, Bjorn Borg. O Roger é uma parte muito importante da minha carreira, um grande rival, mas também um amigo verdadeiro. Fazer parte da Equipa Europa com ele é excelente e se tivermos a oportunidade de partilhar o court mais uma vez será uma experiência muito especial para ambos nesta fase das nossas carreiras”, explicou Nadal.