25 anos de idade, quatro finais em torneios do Grand Slam para Daniil Medvedev: o tenista russo derrotou Stefanos Tsitsipas por 7-6(5), 4-6, 6-4 e 6-1 para inscrever o nome na decisão do Australian Open pelo segundo ano consecutivo. Derrotado por Novak Djokovic há um ano, desta vez terá pela frente Rafael Nadal.
Numa repetição da meia-final de 2021, Medvedev voltou a levar a melhor sobre Tsitsipas. Apesar de ter chegado mais desgastado ao encontro (recuperou de 0-2 em sets e salvou um match point antes de vencer Félix Auger-Aliassime em 4h42, enquanto o grego venceu facilmente Jannik Sinner), o moscovita revelou ser quase sempre o jogador mais fresco.
E foi essa frescura que lhe permitiu ser mais decisivo nos momentos fundamentais do encontro, em contraste com Tsitsipas. O grego exibiu-se a um alto nível, semelhante ao que lhe permitiu superar Sinner com surpreendente facilidade, mas pecou em momentos-chave, como aquele em que desperdiçou o mini-break de vantagem no tie-break do primeiro set, ou os breaks que entregou com demasiados erros nos últimos dois sets.
Pelo meio houve algum drama, com Medvedev a entrar numa violenta troca de palavras com o árbitro de cadeira por alegado coaching de Apostolos ao filho Tsitsipas. E o episódio levou a organização a colocar perto da “box” do grego a árbitro de cadeira Eva Asderaki-Moore, que com recurso a sinais indicou a atribuição de um warning por coaching ao compatriota.
De regresso ao ténis propriamente dito, Medvedev qualificou-se pela segunda vez para a final do Australian Open e vai tentar adicionar um segundo título em torneios do Grand Slam ao palmarés. Atual campeão do US Open, o número dois mundial terá como derradeiro adversário o jogador que o derrotou na primeira aventura em decisões desta dimensão: Rafael Nadal.
Última atualização às 12h05.