Simona Halep (15.ª) tem um passado recheado de vitórias no Australian Open, mas o título de campeã é ainda uma meta por riscar. Este sábado, a romena deu um novo passo em direção a esse fim e confirmou o apuramento para a segunda semana graças a uma exibição em que pouco lhe falhou. A antiga número um mundial rapidamente se impôs frente à montenegrina Danka Kovinic (98.ª) e não perdeu tempo para chegar ao triunfo por 6-2 e 6-1.
Pouco mais de uma hora bastou à natural de Constança para confirmar o estatuto de favorita e barrar o caminho àquela que havia dado que falar na ronda anterior, ao eliminar Emma Raducanu (18.ª), para se tornar a primeira do seu país na terceira ronda em Melbourne Park. Simona Halep protagonizou uma exibição a roçar a perfeição e logrou a vitória com uma quebra sofrida e seis concretizadas.
Finalista em 2018, semifinalista em 2020 e quarto-finalista na última edição, Simona Halep procura ocupar o lugar que falta nas rondas finais e vai lutar pelo acesso aos quartos de final frente à vencedora do confronto entre a eslovena Tamara Zidansek (29.ª) e a francesa Alizé Cornet (61.ª).