Ashleigh Barty já disputou três encontros no Australian Open 2022, mas ainda não encontrou obstáculos e esta sexta-feira voltou a vencer de forma muito autoritária para carimbar o acesso à quarta ronda (ou oitavos de final). Para a número um mundial pode seguir-se o duelo que todos querem ver, caso Naomi Osaka também confirme o favoritismo.
Determinada em fazer história ao tornar-se na primeira mulher australiana a conquistar o torneio desde Chris O’Neil em 1978, Barty aplicou os parciais de 6-2 e 6-3 à italiana Camila Giorgi (33.ª WTA) para se aproximar do objetivo.
Tal como nas duas rondas anteriores, que resolveu em menos de uma hora (54 minutos para vencer a primeira ronda, 52 minutos para ultrapassar o segundo desafio), o encontro desta sexta-feira (concluído em 61 minutos) dependeu exclusivamente de Barty.
Com a confiança em alta, a australiana venceu 25 dos 27 pontos que disputou com o primeiro serviço e só esteve em apuros numa ocasião, quando precisou de salvar quatro pontos de break ao 4-2 da primeira partida. A partir daí, foi colocar o pé no acelerador até ouvir o game, set and match, que chegou com o 58.º jogo de serviço ganho de forma consecutiva.
Depois de três rondas relaxadas, Barty pode encontrar o primeiro grande desafio deste Australian Open já nos oitavos de final, caso Naomi Osaka (campeã de 2019 e 2021) confirme o favoritismo e derrote a em-forma Amanda Anisimova.