O primeiro top 10 fora do quadro principal masculino do Australian Open é Casper Ruud. O norueguês despediu-se esta terça-feira do “Happy Slam” sem sequer entrar em court, já que foi obrigado a desistir pouco antes da estreia.
Ruud não conseguiu recuperar a tempo de uma entorse no tornozelo que contraiu a treinar no último domingo. O número oito mundial tinha encontro marcado com Alex Molcan (74.º ATP), que acabou a defrontar o russo Roman Safiullin (149.º ATP), que beneficiou do estatuto de lucky loser.
Num embate que durou mais de três horas, Molcan acabou a jogar os últimos dois pontos com cãibras, mas não deixou escapar a chance de vencer por 6-3, 7-6[9], 5-7 e 7-6[6]. Logo após o último ponto, o eslovaco ficou sem forças para se voltar a levantar e contou com um bonito gesto de fair-play de Safiullin, que se dirigiu ao outro lado do court para ajudar o adversário.
Outro top 10 a fazer a estreia esta terça-feira foi Felix Auger-Aliassime. O número nove mundial esteve muito perto de ser surpreendido, mas conseguiu reagir a tempo de afastar o finlandês Emil Ruusuvuori (90.º ATP) em quase quatro horas, com parciais de 6-4, 0-6, 3-6, 6-3 e 6-4.
Apesar de ter conseguido encontrar muitas oportunidades para quebrar o serviço a Ruusuvuori, Aliassime acabou por conseguir converter apenas quatro das 17 chances. O canadiano assinou muitos erros não-forçados (52) e rubricou menos winners do que o adversário — 26 contra 38 –, algo que ajuda a explicar o equilíbrio até ao último instante.
Ultrapassado que está o susto da primeira ronda, Felix Auger-Aliassime prepara-se para ter mais um confronto potencialmente perigoso pela frente. O canadiano defronta na segunda eliminatória o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (50.º ATP), que bateu o wild card australiano Alex Bolt (152.º ATP) por 6-3, 6-3 e 6-4.