A bielorrussa Aryna Sabalenka somou esta terça-feira a primeira vitória em 2022. Depois de duas prestações desastrosas nos torneios de preparação para o Australian Open, a número dois mundial parecia pronta para cair com estrondo diante de Storm Sanders (128.ª WTA), mas recuperou a tempo de construir os parciais de 5-7, 6-3 e 6-2 para se manter em prova.
Num embate onde voltou a cometer bastantes duplas faltas (12), ainda que bem menos do que nos encontros anteriores que disputou esta época, Sabalenka cometeu mais erros do que Sanders mas, acima de tudo, viu a australiana ser capaz de a superar em número de winners durante um set e meio, algo que não se vê todos os dias.
Aos poucos, a bielorrussa entrou no encontro e conseguiu começar a recuperação mesmo in extremis, quando perdia por 5-7 e 1-3 e a eliminação parecia cada vez mais próxima. Daí em diante, Sabalenka elevou consideravelmente o nível e venceu nove jogos de uma assentada para transformar a desvantagem de 5-7 e 1-3 numa vantagem de 5-7, 6-3 e 4-0. Sanders ainda conseguiu interromper a série de jogos consecutivos de Sabalenka, mas não teve argumentos para impedir a segunda cabeça de série de seguir em frente.
Após um embate em claro crescendo, mas ainda com muitos erros, Aryna Sabalenka sacode alguma pressão dos ombros após um mau arranque de época. A bielorrussa tem agora encontro marcado na segunda ronda com a chinesa Xinyu Wang (100.ª WTA). A jovem de 20 anos derrotou a norte-americana Ann Li (56.ª WTA) por 7-6[5] e 6-3.