João Sousa (140.º), Gastão Elias (216.º) e Frederico Silva (240.º) são os três portugueses resistentes na fase de qualificação do Australian Open e vão disputar o acesso à derradeira ronda da fase de qualificação já na jornada desta quarta-feira. Não só já sabem com quem vão discutir a vaga na última eliminatória, como também já têm court e horário definido.
Gastão Elias é o primeiro dos jogadores lusos a entrar em prova e o início da contenda será ainda na noite desta terça-feira, às 23 horas de Lisboa, no Court 12. O lourinhanense, de regresso ao Australian Open quatro anos depois, desafia o peruano Juan Pablo Varillas, 129.º cotado e 11.º pré-designado desta fase prévia. Se vencer, luta pelo acesso ao quadro principal com o que triunfar do embate entre Dane Sweeny (486.º) e Timofey Skatov (255.º).
Já pela madrugada dentro, Frederico Silva será o segundo a ir a jogo: o confronto do português com o italiano Thomas Fabbiano (202.º) é o quarto do Court 14 de Melbourne Park. Se a vitória lhe pertencer, vai enfrentar na última ronda do qualifying ou Mitchell Krueger (163.º) ou Emilio Gomez (155.º).
Por fim, o compromisso de João Sousa com o australiano Marc Polmans (195.º) vai ser um dos que fecha a programação, dado que é o quinto e último do Court 3. Se o vimaranense confirmar o favoritismo, vai ter a oportunidade de lutar por uma vaga no quadro principal com o quinto pré-designado Radu Albot (123.º), se este também vencer frente a Yosuke Watanuki (263.º)