A especulação estava no ar há alguns dias, mas a notícia tornou-se oficial esta quarta-feira: Novak Djokovic não vai jogar a ATP Cup, que arranca já no próximo sábado. A ausência do número um mundial foi confirmada pela organização da prova.
Numa altura em que permanecem as dúvidas em relação ao sérvio e ao seu status em relação à vacinação, apesar deste estar inscrito no Australian Open, Djokovic opta por não participar na prova de seleções, que se disputa em Sydney. O líder do ranking mundial vai ser substituído por Dusan Lajovic, que assume o estatuto de melhor classificado no ranking ATP na convocatória da Sérvia, que inclui ainda Filip Krajinovic, Nikola Cacic e Matej Sabanov.
A seleção sérvia é uma das quatro que vão dar o pontapé de saída na edição de 2022 da ATP Cup. No sábado, os sérvios defrontam a Noruega na sessão noturna, depois de Chile e Espanha disputarem o primeiro encontro da prova na sessão diurna.
Para além da saída de cena por parte de Djokovic, a organização da prova anunciou também a entrada da França para o lugar da Áustria. Os austríacos tinham ficado sem as duas principais estrelas, Dominic Thiem e Dennis Novak, e a organização optou pela seleção gaulesa para ocupar a vaga.