Gastão Elias falha reencontro com Nuno Borges nos quartos de final do Maia Open II

Sara Falcão/FPT

MAIAGastão Elias (número 219 ATP) ameaçou, mas não conseguiu completar a reviravolta e perdeu por 6-1, 6-7(5) e 6-3 para Nikolas Sanchez Izquierdo (316.º) na segunda ronda do Maia Open II. O espanhol é o próximo adversário de Nuno Borges.

À procura dos segundos quartos de final consecutivos na cidade maiata, o tenista português de 31 anos teve uma entrada muito apática no encontro e deixou escapar rapidamente uma primeira partida em que não conseguiu contar com a pancada de direita.

À procura de ritmo competitivo e de vitórias naqueles que considerou serem “os primeiros torneios de 2022”, Gastão Elias subiu ligeiramente o ritmo no segundo parcial. Um erro de Sanchez Izquierdo ajudou-o a quebrar pela primeira vez o serviço do espanhol, mas no jogo seguinte um mau cálculo da pancada de smash num ponto de break contra restabeleceu a igualdade.

Uma série de erros traduziu-se num break de atraso para o português, que apesar do duplo contra-tempo e de ainda deixar muito a desejar pelo nível de jogo apresentado soube manter-se na luta pelo desenrolar do marcador e já na reta final consumou a “cambalhota” para igualar o duelo. Essa foi, no entanto, a última investida de Gastão Elias, que na terceira partida já não teve estofo para esboçar nova recuperação e acabou por perder o único ponto de break que existiu.

A derrota desta quinta-feira colocou um ponto final definitivo na época de Gastão Elias, que ao longo de 2021 acumulou 37 vitórias e 19 derrotas. Este foi o ano que marcou o regresso do jogador português a finais de torneios Challenger, aos títulos e aos torneios do Grand Slam, sendo que no espaço de 12 meses o ex-top 60 ATP passou do 414.º lugar do ranking para o 211.º que deverá ocupar na atualização da próxima segunda-feira.

Quanto ao Maia Open II, contabilizou a segunda derrota portuguesa do dia (horas antes também Gonçalo Oliveira deixou a competição). A jogar em casa, Nuno Borges foi o único jogador luso a conseguir o apuramento para os quartos de final de singulares.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share