ATP Challenger Tour: Igor Marcondes fecha semana de sonho com título em casa

Luiz Candido/LuzPress

O brasileiro Igor Marcondes completou este domingo uma semana de sonho em Florianópolis. Depois de ter começado o Challenger local na fase de qualificação, o tenista de 24 anos só parou com o troféu de campeão debaixo do braço e estreou-se a ganhar no ATP Challenger Tour.

Na final deste domingo, Marcondes tornou-se campeão da primeira edição do Dove Men + Care – La Legion ao vencer o segundo cabeça de série, Hugo Dellien, por autoritários 6-2 e 6-4. Antes disso, Marcondes já tinha deixado pelo caminho nomes como Pablo Cuevas, ainda que por desistência do uruguaio durante o segundo set, ou Juan Ignacio Londero, que derrotou em três sets nas meias-finais.

A caminhada brilhante de Igor Marcondes em solo brasileiro valeu não só o primeiro título da carreira a este nível, como uma grande subida no ranking ATP. Esta segunda-feira, o canhoto de Caraguatatuba subiu 193 posições na hierarquia e ocupa agora o 331.º lugar, um novo máximo de carreira. Hugo Dellien subiu quatro posições com o vice-campeonato e é agora 115.º.

Kotov estraga festa da casa com primeiro título

A cidade italiana de Forli recebeu esta semana o terceiro evento Challenger da temporada e esteve muito perto de ter um campeão “da casa”. Oitavo cabeça de série, Andrea Arnaboldi chegou à grande decisão, mas acabou derrotado pelo russo Pavel Kotov, que estragou a festa transalpina.

Kotov, que se estreou a ganhar no ATP Challenger Tour, fê-lo na melhor altura. A vitória do russo poderá ser o fator que desbloqueia a participação no qualifying do Australian Open. O tenista de 23 anos, nascido em Moscovo, venceu Arnaboldi por 6-4 e 6-3 e o primeiro título no circuito secundário coloca Kotov esta segunda-feira no 223.º lugar do ranking mundial. O moscovita escalou 48 lugares e está agora no melhor ranking da carreira. Arnaboldi, de 33 anos, subiu 25 posições e é agora o 251.º classificado.

Tiurnev conquista segundo título do ano

O russo Evgenii Tiurnev continua invicto em finais no ATP Challenger Tour. Este domingo, o tenista de 24 anos jogou a decisão de uma prova no circuito secundário pela segunda vez na carreira — e na presente temporada — e voltou a sair vitorioso, desta feita em Antália. A cidade turca recebeu um Challenger pela quarta vez em 2021.

Na grande final, Tiurnev — este ano já tinha ganho em São Petersburgo — recuperou de um set de desvantagem para derrotar o ucraniano Oleg Prihodko, tenista que entrou no quadro principal como lucky loser e conseguiu uma grande caminhada até à final. Tiurnev venceu por 3-6, 6-4 e 6-4.

O segundo título da temporada vale a Evgenii Tiurnev a subida de 39 lugares no ranking. O russo surge esta segunda-feira no 281.º lugar, o melhor registo de sempre. Oleg Prihodko, de 24 anos, subiu 162 posições e está agora no 546.º posto, também um novo máximo de carreira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share