Faleceu o pioneiro e histórico Manolo Santana

Manolo Santana, histórico tenista espanhol que conquistou quatro títulos do Grand Slam e chegou a número um do ranking, faleceu este sábado aos 83 anos.

Considerado o pioneiro do ténis (e até do desporto) espanhol, Manolo Santana viveu os seus anos de ouro enquanto tenista nos anos 60: em 1961 tornou-se no primeiro tenista do país vizinho a conquistar um título de singulares em torneios do Grand Slam, em Roland-Garros; em 1964 repetiu a proeza na terra batida francesa, em 1965 venceu o US Open e em 1966 triunfou em Wimbledon. Nunca jogou o Australian Open, uma decisão habitual naquela época.

Para além destes quatro troféus, os maiores da carreira, Santana também ajudou a Espanha a alcançar três finais da Taça Davis (em 1965, 1967 e 1970) — competição em que registou 92 vitórias em 46 eliminatórias — e conquistou o título de pares em Roland-Garros em 1963.

Em 1968 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do México, quando o ténis era apenas um desporto de demonstração (só 20 anos depois se juntou aos desportos medalhados).

Mais recentemente, Manolo Santana desempenhou as funções de diretor do Mutua Madrid Open, um dos poucos ATP Masters 1000/WTA 1000 combinados do calendário, e liderou as operações no Manolo Santana Racquets Club, em Marbella, e no Sport Center Manolo Santana, em Madrid.

Última atualização às 16h13.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share