MAIA – Chun-hsin Tseng (256 do mundo), sexto cabeça de série, ultrapassou Andrej Martin, principal favorito ao título e 120º do ranking ATP, por 6-4 e 7-5 e é o primeiro finalista do Maia Open.
Não era o mais cotado à partida para a meia-final, mas sabia-se que o tenista do Taipé reunia todas as condições para carimbar o acesso ao encontro decisivo do Maia Open. E assim foi. Após um início de rompante, com 4-0, Tseng ainda cedeu um dos breaks de vantagem, mas o primeiro passo estava dado.
No segundo parcial houve nove quebras de serviço em 12 jogos, muitos nervos à mistura e nenhum dos dois tenistas a saber agarrar o ascendente. Ainda assim foi Tseng quem esteve mais vezes por cima e serviu mesmo para o triunfo a 5-4, dispondo de dois match points. Não os concretizou, mas à segunda não desperdiçou a venceu mesmo o único top 200 presente na prova em apenas dois parciais.
Foi um embate para esquecer do grande favorito. Só venceu sete pontos com o segundo serviço (tal como Tseng, aliás), foi quebrado sete vezes em 11 break points e, acima de tudo, nunca se mostrou com a mentalidade certa para um encontro desta importância, com muitos monólogos, raquetas para o solo e imensos erros diretos, sobretudo de direita. Um dia para esquecer para o experiente (32 anos) e titulado (12 troféus no ATP Challenger Tour em 19 finais) eslovaco, que volta ainda hoje ao court para a final de pares ao lado de Gonçalo Oliveira.
Para o tenista de 20 anos, antigo líder da hierarquia júnior e vencedor de dois torneios do Grand Slam no escalão, foi uma manhã onde conseguiu ser mais estável emocionalmente e lutar por todas as bolas mesmo quando o ténis não aparecia, quando o serviço era atacável ou quando o adversário deu laivos do que podia fazer.
Chun-hsin Tseng vai este domingo disputar a sua segunda final da carreira na categoria (e segunda em Portugal, após o título há três anos no ITF da Póvoa de Varzim), depois do desaire em Praga, em 2019. Jason, como gosta de ser tratado, fica agora a aguardar pelo desfecho do duelo entre Geoffrey Blancaneaux e Nuno Borges para saber quem defronta na grande final.