Elizabet Hamaliy fica perto da surpresa, mas perde em Lousada

Beatriz Ruivo/FPT

A portuguesa Elizabet Hamaliy ficou esta quarta-feira muito perto de causar a surpresa do dia no Lousada Indoor Open II. A número 1112 mundial esteve com um set de vantagem diante da eslovena Ziva Falkner, 504.ª no ranking WTA e terceira favorita ao título em Lousada, mas acabou por sofrer a reviravolta e cedeu por 3-6, 6-2 e 6-1 em uma hora e 58 minutos.

Hamaliy, de 21 anos, teve um início de encontro muito complicado, mas deu uma resposta verdadeiramente impressionante. A tenista portuguesa sofreu dois breaks nos três primeiros jogos e enfrentou desde cedo uma desvantagem de 0-3 no primeiro set. Contudo, daí em diante só deu Hamaliy e a atleta lusa venceu os seis jogos que se seguiram para fechar o primeiro set, tendo inclusive recuperado de um 0-40 quando servia para vencer o parcial.

Em grande nível, a tenista portuguesa acabou por não conseguir ser consistente a nível exibicional e Falkner, de 19 anos, aproveitou para carimbar a reviravolta. A eslovena fez o primeiro break do segundo set no quarto jogo e, num abrir e fechar de olhos, já vencia por 5-1. Hamaliy ainda recuperou um dos breaks para fazer o 5-2, mas cedeu o ‘saque’ logo de seguida e viu-se obrigada a jogar um terceiro set.

Com o encontro numa fase totalmente diferente e com Falkner a controlar, a terceira partida resolveu-se de forma muito rápida. A eslovena venceu cinco jogos consecutivos para se colocar a apenas um da vitória, sendo que Hamaliy conseguiu apenas recuperar de um 0-30 para vencer um jogo de serviço e impedir o “pneu”. No jogo seguinte, a portuguesa ainda teve um 0-40 e três oportunidades para fazer o break, mas não o conseguiu.

O desaire de Elizabet Hamaliy deixa o contingente português no Lousada Ténis Atlântico reduzido a duas atletas: Mariana Campino, que venceu esta terça-feira na primeira ronda, e Inês Murta, que se estreou já esta quarta-feira com um triunfo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share