OEIRAS — Francisca Jorge, número um portuguesa e 386.ª classificada no ranking WTA, garantiu esta sexta-feira a quinta presença consecutiva na final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto ao derrotar Sara Lança por 6-1 e 6-2 nos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
Primeira cabeça de série e grande favorita à conquista do troféu de campeã, a tenista vimaranense de 21 anos dominou o encontro do início ao fim e selou a 19.ª vitória consecutiva na prova em apenas 66 minutos.
Campeã em 2017 (Beloura Tennis Academy), 2018 (Clube de Ténis do Porto), 2019 (Quinta da Magnólia, Funchal) e 2020 (Monte Aventino, Porto), Francisca Jorge vai discutir a final de 2021 contra uma das jogadoras que derrotou nas finais das últimas duas edições: ou a irmã Matilde Jorge, finalista em 2019, ou Inês Murta, que perdeu a final de 2020.
Se revalidar o título, Francisca Jorge tornar-se-á na sexta mulher mais titulada da história do Campeonato Nacional Absoluto (em singulares) e na quarta a vencer cinco edições consecutivas, feito apenas alcançado por Leonor Peralta, Sofia Prazeres e Maria João Koehler.