Esteve quase derrotada, mas acabou a sair com o terceiro título da temporada na bagagem. Anett Kontaveit, número 20 mundial, estragou este domingo a festa russa em Moscovo e sagrou-se campeã da VTB Kremlin Cup com uma vitória épica sobre Ekaterina Alexandrova (37.ª WTA) em três sets, com os parciais de 4-6, 6-4 e 7-5.
Depois de um início equilibrado, mas onde Kontaveit até parecia mais confortável, Alexandrova elevou o nível e conseguiu o primeiro break do encontro. A partir do momento em que chegou ao break, a tenista de 26 anos não permitiu que Kontaveit voltasse à discussão do set. A russa serviu muito bem e procurou sempre abrir os ângulos no court, o que fez com relativo sucesso.
Na segunda partida, Alexandrova voltou a entrar muito bem e a disparar respostas de todos os lados para conseguir um duplo break de vantagem. A liderar por 4-0, a tenista natural de Chelyabinsk enfrentou mais dificuldades do que nunca para fechar os jogos de serviço. Kontaveit, que não teve break points durante todo o primeiro set, começou a incomodar Alexandrova, fez um primeiro break depois de ter confirmado o primeiro jogo de serviço do parcial e só parou com seis jogos consecutivos que lhe permitiram recuperar de uma desvantagem de 0-4 para vencer o set.
O caminho de Anett Kontaveit até ao título:
- R1: 6-3 e 6-3 vs. Katerina Siniakova (50.ª WTA)
- R2: 6-1 e 6-4 vs. Andrea Petkovic (79.ª WTA)
- QF: 6-1 e 6-1 vs. Garbiñe Muguruza (5.ª WTA)
- SF: 6-3 e 6-4 vs. Marketa Vondrousova (35.ª WTA)
- F: 4-6, 6-4 e 7-5 vs. Ekaterina Alexandrova (37.ª WTA)
O último parcial foi extremamente equilibrado, com ambas a confirmarem os jogos de serviço até à reta final. A servir a 4-4, Anett Kontaveit foi a primeira a vacilar e Alexandrova aproveitou para se colocar na posição de servir para a conquista da prova. A russa ainda eliminou dois break points, mas não conseguiu eliminar um terceiro e Kontaveit regressou à discussão do título.
Com 5-5 no marcador, Kontaveit deu o passo em frente. A estoniana beneficiou de alguns erros de Alexandrova e de superioridade nos rallies para chegar ao 6-5 e colocar toda a pressão do lado da tenista “da casa”, que não conseguiu aguentar. A enfrentar um championship point, Alexandrova conseguiu um grande segundo serviço na zona do T, que lhe permitiu avançar para a rede, mas a russa cometeu um erro clamoroso e colocou a direita para lá da linha de fundo.
O título em Moscovo é o terceiro da temporada — venceu em Ostrava e em Cleveland — para Anett Kontaveit e o quarto da carreira. A tenista de 25 anos, que em abril de 2019 foi a 14.ª classificada do ranking WTA, vai regressar precisamente a esse lugar na próxima segunda-feira.
Finais WTA: Anett Kontaveit
[table id=123 /]