Maria Sakkari (7.ª classificada no ranking WTA) tornou-se na primeira tenista grega da história a qualificar-se para o Akron WTA Finals, a cimeira de elite do circuito feminino (que este ano se disputará em Guadalajara, no México), ao derrotar a russa Anna Kalinskaya (101.ª) para chegar aos quartos de final do WTA 500 de Moscovo, na Rússia.
A tenista grega de 26 anos liderava por 6-2 e 1-0 quando a anfitrião desistiu devido a problemas físicos e assim garantiu o feito histórico, cerca de um mês depois de se ter tornado na primeira mulher da Grécia a chegar ao top 10 do ranking mundial feminino.
A qualificação inédita de Maria Sakkari para o WTA Finals acontece dois anos depois do compatriota Stefanos Tsitsipas também ter feito história ao tornar-se no primeiro homem grego a competir no “Masters” do circuito masculino. Na altura, o então campeão do Millennium Estoril Open não só foi a jogo como arrecadou o troféu, que ainda hoje é o mais importante da carreira.lemã Andrea Petkovic (79.ª).
Apesar de ter sido a quinta a garantir a viagem até Guadalajara — cidade que se chegou à frente para receber uma competição que uma vez mais não poderá ser organizada na China deviod à pandemia —, Maria Sakkari é apenas a quarta jogadora a ter presença confirmada, uma vez que a líder do ranking mundial, Ash Barty, já não deve competir este ano.
Aryna Sabalenka, Barbora Krejcikova e Karolina Pliskova são as restantes jogadoras com o apuramento garantido, enquanto Iga Swiatek, Garbine Muguruza, Paula Badosa e Ons Jabeur são as que estão mais próximas de se juntarem ao elenco do certame, mas Anastasia Pavlyuchenkova, Anett Kontaveit, Elina Svitolina e Jessica Pegula também mantêm viva a esperança de participarem no WTA Finals deste ano.