Sofia Pinto e Tiago Silva estão apurados para as meias-finais de singulares no Vale do Lobo Junior Open. Os dois tenistas lusos foram os únicos “da casa” a vencer esta sexta-feira e continuam na luta pelo troféu.
Na prova masculina, Tiago Silva impôs-se de forma clara ao compatriota Tiago Boschmans, segundo cabeça de série. O tenista de 16 anos, 1151.º no ranking mundial de juniores, triunfou pelos parciais de 6-1 e 6-2 e continua sem ceder qualquer set em Vale do Lobo.
Nas meias-finais, Tiago Silva vai defrontar o suíço Adrien Berrut, quarto favorito ao título, que bateu Gonçalo Marques por 6-4, 1-6 e 6-3. A outra meia-final vai opor o principal favorito ao título, o suíço Edouard Aubert (venceu Tobey Lock por 6-3 e 6-0), ao belga Emilien Demanet, 13.º melhor cotado, que venceu Florent Limani por 6-1, 6-7[6] e 6-3.
No quadro feminino, Sofia Pinto foi a única portuguesa a conseguir ultrapassar os quartos de final, sendo que Portugal teve representação nos quatro embates. A 16.ª cabeça de série superou a britânica Aryana Bartlett, décima melhor cotada, por 6-4 e 6-1. Nas meias-finais, a portuguesa defronta mais uma britânica: Ella McDonald, segunda cabeça de série, que derrotou Lena Couto por 6-2 e 6-4.
A outra meia-final não vai ter presença portuguesa, uma vez que Mariana Campino e Angelina Voloshchuk acabaram eliminadas esta sexta-feira. Campino, primeira cabeça de série, cedeu por 6-2 e 6-1 para a marroquina Amina Zeghlouli, ao passo que Voloshchuk foi derrotada pela lituana Emilija Pranyte por 6-1, 2-6 e 6-4.
Nos pares, Nuno Pinheiro e Tiago Silva apuraram-se para as meias-finais da variante, depois de terem conquistado o título em Portimão na última semana. A dupla lusa bateu Oscar Morales Barrera e Ivan Perez Martin por 6-3 e 6-4. Vicente Preto, ao lado do lituano Julius Augunas, foi derrotado (6-3 e 7-6[1] frente a Emilien Demanet e Matt Ponchet), assim com as duplas compostas por Tiago Boschmans e Daniel Marincas (5-7, 6-1 e 12-10 frente a Kai-Luca Ampaw e Henry Jefferson) e Filipe Grebentsov e Filipe Krohn da Silva (7-6[1] e 7-5 frente a Adrien Berrut e Florent Limani).
Nos pares femininos, ainda há hipótese de pelo menos uma tenista portuguesa se sagrar campeã. Mariana Campino, ao lado da búlgara Yoana Dudova, venceu Sara Borkop e Cecilie Agerbek Fridthjof por 6-2 e 6-1 e segue para as meias-finais. Maria Pinto e Sofia Pinto também vão lutar por um lugar na final, depois de terem derrotado Aryana Bartlett e Isabella Gibson por 7-6[5] e 6-3.