LOULÉ — Francisca Jorge e Matilde Jorge fecharam a jornada com festa portuguesa ao garantirem um lugar na final de pares do Loulé Open Ladies, mas antes ficaram definidas as semifinalistas da variante de singulares, com a australiana Ellen Perez e a francesa Harmony Tan a agarrarem duas das vagas.
Treinada pela portuguesa Maria João Koehler, ex-número 102 WTA que esta sexta-feira celebrou o 29.º aniversário, a australiana Ellen Perez (236.ª classificada em singulares, depois de já ter sido 162.ª, e 44.ª em pares) superou a espanhola Marina Bassols Ribera (294.ª) por 6-3, 5-7 e 6-2 para chegar às meias-finais.
Para carimbar o acesso à final, a tenista australiana terá de derrotar a bielorrussa Anna Kubareva (318.ª), que no primeiro encontro da jornada colocou um ponto final na caminhada da qualifier espanhola Angela Fita Boluda (468.ª) ao vencer por 6-2, 3-6 e 6-4.
Do outro lado do quadro já está garantida a presença de uma tenista francesa na final, uma vez que vão estar frente a frente na meia-final deste sábado Harmony Tan (119.ª) e Chloe Paquet (171.ª).
Primeira cabeça de série e vice-campeã do ITF de 60.000 dólares das Caldas da Rainha há cerca de um mês, Tan voltou a apresentar-se descontraída e, com um toque de bola acima da concorrência, afastou a sérvia Natalija Stevanovic (259.ª), que curiosamente também já jogou a final nas Caldas da Rainha, ao vencer pelos parciais de 6-3 e 6-4. Paquet também registou uma vitória em dois sets, ao superar Simona Waltert (262.ª) por 6-0 e 6-4 em 1h19.
As meias-finais de singulares do Loulé Open Ladies estão marcadas para as 11 horas de domingo, enquanto a final de pares com Francisca Jorge e Matilde Jorge acontece a partir das 12 horas. Todos os encontros serão transmitidos em direto no Youtube do Raquetc.