O português Pedro Araújo não conseguiu esta quinta-feira assegurar o apuramento para os quartos de final do Grupo Re/Max Lounge Setúbal Open. O tenista de 19 anos ofereceu uma excelente réplica ao francês Arthur Cazaux (342.º ATP), mas acabou derrotado por 7-6[3], 4-6 e 6-1 em duas horas e 40 minutos.
Este não era o primeiro embate entre Araújo e Cazaux, que já se tinham defrontado na segunda ronda em Vale do Lobo, na época passada. Na altura, o francês venceu por 6-1 e 6-3, mas desta feita foi obrigado pelo português a trabalhar mais para atingir a vitória.
Apesar de ter sido o primeiro a sofrer o break, Araújo não se deixou afetar e correu atrás do prejuízo. O tenista português conseguiu recuperar a desvantagem e só o tiebreak pôde resolver as contas do set, com Cazaux a ser o melhor dos dois no desempate. Ainda assim, Pedro Araújo reagiu na segunda partida e agarrou-se ao segundo break que conseguiu — o primeiro foi recuperado por Cazaux de imediato — para empurrar o embate para o terceiro parcial.
Com tudo igualado, seria de esperar um terceiro set equilibrado, à semelhança dos dois anteriores, mas foi precisamente o contrário a suceder. Cazaux elevou o nível de jogo e causou inúmeras dificuldades ao tenista luso, que não conseguiu encontrar argumentos para contrariar o gaulês.
O desaire de Pedro Araújo é o quarto do dia para as cores portuguesas, depois de Illia Stoliar, Jaime Faria e Fábio Coelho também terem ficado pelo caminho. O jovem Henrique Rocha é o último tenista português em prova e procura o acesso aos quartos de final ainda esta quinta-feira.