LISBOA — A espanhola Irene Burillo Escorihuela (número 253 do ranking WTA) conquistou, este domingo, a primeira edição do Del Monte Lisboa Belém Open feminino, ao vencer a turca Ipek Oz (338.ª) por 6-4 e 6-0.
A espanhola de 24 anos vingou a derrota frente a Oz em Wroclaw (por 6-2 e 6-4) e impôs-se, num encontro com duas partes distintas: no primeiro set, com ambas nervosas, houve longas trocas de bola, muita intensidade, várias quebras de serviço e Irene Burillo a sair por cima no braço de ferro; já o segundo parcial foi o oposto, com Oz a sentir problemas na perna esquerda – ainda iniciados no set inaugural – e a aguentar as fortes dores só para terminar o embate e impedir que a final não fosse concluída com o tradicional ‘game, set and match’, permitindo ao público presente nas bancadas do CIF não ver o encontro interrompido.
Feitas as contas, Irene Burillo leva para casa o quarto troféu da carreira e o segundo da temporada, tendo a presença no qualifying do Open da Austrália praticamente garantida. Já Ipek Oz perdeu a quarta final do ano, mas na primeira presença em Portugal tem bons motivos para recordar desta semana, onde veio da fase de qualificação e só cedeu sets nesta final.
Irene Burillo defeats Ipek Oz 6-4, 6-0 to win the W25 #LisboaBelemOpen. A great week from both players here in Lisboa. pic.twitter.com/CsvgDFBYoy
— Gaspar Ribeiro Lança (@gasparlanca) October 3, 2021