A fase de qualificação do Del Monte Lisboa Belém Open arrancou este domingo e com três tenistas portugueses em prova, já que beneficiaram de convites da organização para disputar esta primeira fase do torneio. Luís Faria (na foto), Diogo Morais e Henrique Rocha entraram em court na jornada inaugural, mas viram goradas as possibilidades de lutarem por um lugar no quadro principal.
Diogo Morais foi o primeiro a ir a jogo e não teve uma tarefa fácil pela frente. O tenista português, que não tem ranking ATP, defrontou o argentino Santiago Rodríguez Taverna (409.º ATP), que recentemente furou a fase de qualificação no Braga Open e esteve muito perto de surpreender o vice-campeão Nikola Milojevic na segunda ronda. Novamente a jogar em Portugal, o tenista sul-americano estreou-se em Lisboa com uma vitória por 6-0 e 6-2, em 53 minutos, e vai disputar novo acesso a um quadro principal de um evento Challenger.
A jornada prosseguiu com Luís Faria, 774.º no ranking mundial, a estrear-se diante do alemão Peter Heller (413.º ATP). O tenista português recuperou de um break de atraso para vencer o segundo set e forçar uma terceira partida, mas acabou por ser afastado num encontro muito equilibrado. Faria caiu pelos parciais de 6-1, 6-7[5] e 6-4, ao cabo de duas horas e 26 minutos.
No último embate do dia com presença portuguesa, Henrique Rocha (1825.º ATP) procurava quebrar a malapata e ser o primeiro tenista “da casa” a vencer na prova lisboeta. Porém, o jovem acabou derrotado por Benjamin Hassan (412.º ATP) em uma hora e 11 minutos, com os parciais de 6-4 e 6-2.
Para concluir o primeiro dia de prova em Lisboa, Jacopo Berrettini (6-2 e 6-4 a Alessandro Bega), Sebastian Fanselow (6-2 e 6-2 a Marco Bortolotti), Lucas Gerch (6-4, 6-7[4] e 7-5 a Christopher Heyman), Daniel Michalski (6-4 e 7-5 a Giovanni Fonio) e Bogdan Bobrov (7-6[3] e 6-4 a Kaichi Uchida) garantiram um lugar na segunda e derradeira ronda do qualifying. Esta segunda-feira conclui-se a fase de qualificação e ficam entregues os derradeiros lugares no quadro principal.