Inês Murta assinou a primeira vitória portuguesa na quinta edição do Del Monte Lisboa Belém Open ao inaugurar o torneio internacional feminino de 25.000 dólares com um triunfo que a colocou a um passo de inscrever o nome no quadro principal.
Atual 724.ª classificada no ranking WTA, Inês Murta surpreendeu a russa Ekaterina Shalimova (número 500 do mundo e 10.ª cabeça de série) com os parciais de 6-2, 4-6 e 11-9 para avançar até à segunda e última ronda do qualifying, na qual vai defrontar a sul-coreana Yeon Woo Ku (831.ª), que eliminou a número um nacional, Francisca Jorge (375.ª WTA), por 6-7, 6-1 e 10-8.
O triunfo da algarvia de 24 anos foi, aliás, o único entre as tenistas portuguesas que foram a jogo neste primeiro dia do Del Monte Lisboa Belém Open, uma vez que Matilde Jorge, Elizabet Hamaliy, Sara Lança, Beatriz Neves, Madalena Amil e Milla Sequeira foram derrotadas na primeira ronda.
Na segunda-feira, para além de serem concluídos os encontros do qualifying serão jogadas algumas primeiras rondas dos quadros principais, com destaque para as estreias de Carolina Azadinho, Matilde Morais e Sofia Pinto.