Game, set and match, Casper Ruud. O jovem norueguês estreou-se esta sexta-feira na Laver Cup com uma vitória, ao derrotar o norte-americano Reilly Opelka por 6-3 e 7-6(4) para dar a Europa o 1-0 contra o Mundo.
Apesar do poderoso serviço de Opelka e do piso não ser a terra batida de eleição de Ruud, o norueguês apresentou-se a um belo nível exibicional. O número dez mundial enfrentou apenas um break point no primeiro set, numa altura em que já liderava por um break. Para fechar o parcial, Ruud ainda quebrou o serviço a Opelka por uma segunda vez.
O segundo parcial acabou por ser mais equilibrado. Apesar de ambos terem tido break points, os serviços prevaleceram até ao tiebreak, onde Ruud manteve a firmeza — não perdeu qualquer ponto ao serviço — e esperou pelos momentos certos para atingir Opelka.
A vitória de Casper Ruud dá à Europa o primeiro ponto na edição de 2021 da Laver Cup. Os embates do primeiro dia da prova valem todos um ponto, sendo que a pontuação aumenta de dia para dia (no sábado cada triunfo vale dois pontos e no domingo a vitória vale três pontos).
Na jornada desta sexta-feira ainda há espaço para mais três encontros. Matteo Berrettini vai procurar dar o segundo ponto à Europa no confronto com Felix Auger-Aliassime, ao qual se segue o embate entre Andrey Rublev e Diego Schwartzman. Para fechar a jornada, John Isner e Denis Shapovalov fazem parceria para defrontar Alexander Zverev e Matteo Berrettini.
Notícia atualizada pela última vez às 20h24.